sábado, 9 de março de 2013

Um Dia - David Nicholls

                            Um dia
                      David Nicholls
                  Editora Intrínseca

Vinte anos. Duas vidas.




  Confesso que não é a história que você ligará com um lindo conto de fadas, mas posso dizer que foi uma das melhores que já li. Se não a melhor. Pode parecer padrão dois jovens se conhecerem, a garota ser mais recatada e o cara mais extrovertido. Acreditem, David Nicholls conseguiu extrair do padrão o que nunca se imaginou. Para mim, foi como se o conto de fadas (padrão) tivesse se tornado realidade. Como se fosse uma analogia: a história perfeita sendo reproduzida no real.

  Pode parecer algo de estudante de humanas, mas todo o conteúdo colocado nas entrelinhas, as diversas interpretações que se podem fazer, as adaptações à vida de cada um que pode ocorrer. O significado dessa história vai muito além do que ela nos conta. Ela conta a história de cada um.

  Um Dia Emma e Dexter, dois jovens que se encontram depois da formatura da faculdade e a primeira conversa que eles têm é sobre o medo de o que pode vir na próxima etapa da vida. E acabam compartilhando esses momentos pós-faculdade, mesmo distantes. As cartas os aproximam. Sempre um apoiando as decisões do outro, o que fez nascer a necessidade de se ter por perto.

Se esse livro fosse uma fábula, o ditado que se encaixaria seria ‘os opostos se atraem’.

‘Em e Dex, Dex e Em’, duas pessoas com um destino. 

  Não há como fugir disso, não importa quantas voltas a Terra dê ao redor do Sol, o tempo passa, mas toda a nossa vida já está escrita.

  Uma dica para agregar mais valor ao livro, eu indico que assistam o filme 'Um Dia' também, mas só depois de ler o livro. A leitura é emocionante, o filme é simplesmente a emoção em dobro. Por entender tudo que acontece por imagens, tudo fica mais claro e mais emocionante. 

CLIQUE AQUI para ler um trecho do livro!


Quer ganhar o livro "Um Dia de David Nicholls"?
Participe da promoção na nossa página do Facebook.

CLIQUE AQUI para saber como participar!

Boa Sorte!

3 comentários:

  1. aah, adorei a resenha *-*
    Fiquei mais curiosa ainda em ler o livro. Eu já assisti o filme e a-m-e-i. Uma história muito apaixonante, fico imaginando como será o livro, partindo do princípio que o livro é melhor. HAHA
    Mas o filme é bem fiel ao livro ou é tipo Nicholas Sparks que no filme acontece coisas que nem tem no livro?
    Beijos.
    Thaysa
    feelingsinlettersphotographs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante a sua visão sobre o Livro, mas particularmente eu não gostei nem do livro, muito menos do filme. Todos temos gostos e ideias diferentes por isso se não compartilharem da mesma opinião que a minha, é mais que natural, mas não posso deixar de dizer que o Livro "UM DIA" me decepcionou. eu gosto de livro na qual nos identificamos com o personagem, gosto de livro na qual a construção do personagem é tão perfeita que você consegue saber o que o personagem iria querer em certa situação ou capítulo, mas o Livro UM DIA do David Nicholls não nos oferece isso. a Narrativa de cada ano se passa tão rápido que não nos dá tempo de nos apegarmos aos personagens, tentei olhar com olhos gentis, mas no fim não consegui, achei o livro bem confuso quanto ao desejo do Autor. ele faz com que os personagens se encontrem o livro inteiro e depois coloca aquele final! tudo bem que nos surpreendeu neste ponto, mas não gostei...enfim é isso! Um beijo a todos e parabéns pelo Blog, é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer a história e os personagens. Ansiosa pra saber o final deles. Beijos.

    ResponderExcluir